Labfuturo: iniciativas para auxiliar escolas transformadoras
A inquietação proveniente da necessidade de mudança é a chave para a inovação pedagógica. Foi nesse cenário que o Labfuturo identificou a potencialidade de um espaço intencionalmente inserido na proposta de aprendizagem colaborativa e baseada em projetos, na qual o pensar e o fazer integram processos e práticas para a solução de problemas reais, a partir de uma série de competências e habilidades e do uso da tecnologia como um dos suportes para a inovação.
A partir de uma sala de aula especialmente projetada para estimular o aprendizado por meio do fazer e com o objetivo de inovar as práticas de ensino para desenvolver mentes criativas e capazes de transformar o mundo, o projeto Labfuturo é composto por duas etapas: estruturação do laboratório e implementação pedagógica.
Na primeira, partimos da compreensão de que os espaços físicos influenciam diretamente como os alunos aprendem e os professores ensinam. Assim, o projeto do laboratório é baseado em layouts fluídos, flexíveis e dinâmicos que quebram o paradigma em relação à sala de aula convencional. Tecnologias de impressão 3D, corte a laser, termoformadora, ferramentas, cores, programação visual e mobiliários personalizados integram a sinergia para estimular a criatividade e o aprendizado. Dessa forma, a arquitetura do laboratório o torna um facilitador neste sistema de ensino.
Nesse cenário, para a incorporação da cultura do fazer nas instituições de ensino é imprescindível a concepção de uma educação que promova o conhecimento de múltiplas ciências e a valorização dos alunos enquanto protagonistas.
A condição de polímata nos faz refletir sobre as competências e habilidades necessárias para o profissional e cidadão do século XXI. Afinal, as transformações do nosso tempo demandam uma formação que estimule a criatividade, empatia, cooperação, proatividade, o pensamento crítico, a iniciativa empreendedora e a compreensão e o uso intencional da tecnologia.
O Labfuturo desenvolve projetos em escolas com perfis transformadores como o Centro Educacional Leonardo Da Vinci, localizado na cidade de Vitória e a Escola Americana de Campinas. Em ambas escolas, há o desenvolvimento de disciplinas baseadas em projetos, nos quais os alunos são convidados a pensar problemas práticos a serem resolvidos com a mentoria de professores, que desempenham um papel de facilitadores na busca da construção do conhecimento nos desafios da atualidade.
No que se refere à equipe pedagógica da escola, a formação continuada é um dos aspectos centrais do projeto Labfuturo. Há o treinamento e a capacitação de professores nas tecnologias do laboratório para torná-los protagonistas no aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, assim como responsáveis pela transformação do ensino de forma sustentável e contínua.
A sala de aula do Labfuturo tem como intuito colaborar para o desenvolvimento de profissionais ativos e plurais, assim como de um ecossistema que potencialize a exploração de problemas e a capacidade de resolvê-los ao mobilizar alunos, professores e comunidade.