Menu

Desafio

Como inovar as práticas de ensino e o projeto arquitetônico para desenvolver mentes criativas e capazes de transformar o mundo?

Labfuturo Bottega Leonardo

Local

Vitória, Espírito Santo

Ano

2017

O Labfuturo é muito mais que um espaço maker. É um projeto que envolve arquitetura, design, tecnologia, consultoria aplicada ao ensino e treinamento pedagógico para professores. A partir do olhar contemporâneo, irrigado de informação e tecnologia, desenvolvemos atividades diferentes daquelas inseridas no sistema educacional atual passivo e meramente expositivo.

A forma como vivemos demanda uma formação que estimule a criatividade, solidariedade, cooperação, proatividade, pensamento crítico e iniciativa empreendedora. Conceitos imprescindíveis diante das transformações do nosso tempo.

Acreditamos que o espaço das instituições de ensino influencia diretamente como os alunos aprendem e os professores ensinam. Por isso, ajudamos escolas a transformar espaços e métodos. Nossos projetos arquitetônicos são baseados em layouts fluídos, flexíveis e dinâmicos que estimulam a interação entre alunos, professores, pais e comunidade. Esses espaços tornam-se palcos para metodologias de ensino baseados em projetos, design thinking e com o uso da prototipagem como experimentação prática.

Temos como prioridade, o treinamento e a capacitação de professores nas tecnologias do laboratório para serem protagonistas no aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, tornando-os responsáveis pela transformação do ensino de forma sustentável e contínua.

O Labfuturo no Centro Educacional Leonardo da Vinci recebeu o nome de Bottega Leonardo numa alusão ao polímata. Como na época de Da Vinci, a oficina é o local no qual tanto o pensar quanto o fazer são valorizados e, a partir de processos criativos e de prototipagem, ideias se tornam realidade. O laboratório no colégio foi posicionado na praça de convivência, o pátio central, onde há grande fluxo de alunos, pais e funcionários. As quatro paredes da nova sala de aula receberam vidro com o objetivo de ampliar a visibilidade e estimular a participação da comunidade. Além das tecnologias de impressão 3D, corte a laser e ferramentas elétricas, os elementos que compõem a arquitetura, como cores, programação visual e mobiliários personalizados também são peças importantes para estimular a criatividade e o aprendizado.

Atualmente, os alunos do Da Vinci desenvolvem suas habilidades nas novas disciplinas inseridas na estrutura curricular, a partir de projetos e soluções de problemas reais.

Galeria

Clique nas fotos para ampliar.
Fotos: Tiago Santos.

Pronto para fazer algo extraordinário juntos?

Entre em contato

Como projetar mobiliários capazes de atender às demandas da educação do futuro?