Desafio
Como estimular o convívio de uma geração de alunos da era digital por meio de estímulos sensoriais e diferentes usos do espaço?
Praça Da Vinci
Local
Vitória, Espírito SantoAno
2015Status
ConcluídoProjeto
#arquiteturaProjeto de intervenção na área externa de convívio dos alunos, professores, funcionários e pais do Centro Educacional Leonardo da Vinci. As soluções de projeto para os espaços da praça de convivência foram pensadas para estimular as habilidades sensoriais e a troca de experiências no processo de formação do aluno. A reforma da praça considerou a existência de elementos pedagógicos como o viveiro de pássaros e o lago de peixes, transformados, respectivamente, em um viveiro mais amplo e um grande aquário a céu aberto, capazes de promover o aprendizado das ciências da natureza de maneira mais interativa.
Foram explorados, também, outros recursos para incentivar o diálogo e a interação entre os usuários da praça, como os bancos especialmente desenhados e os gigantes jogos de tabuleiro pintados no piso, que permitem outras maneiras de se apropriar do espaço. Espécies frutíferas, plantas tropicais e outras árvores de pequeno e grande porte compõem o percurso dos usuários, ao lado de canteiros e paredes verdes. A partir deste projeto, a praça tornou-se o grande ponto de encontro da escola e, alguns anos depois da sua conclusão, foi o local escolhido para receber outro projeto inovador do estúdio Protobox, o #Labfuturo.